ESTAMOS NO FACEBOOK

ESTAMOS NO FACEBOOK
CLICA E SEGUE TODAS AS NOVIDADES!

terça-feira, 13 de outubro de 2009

O que nos escrevem!!

O irmão da nossa GR das Seniores, a Gabi, de seu nome Jorge Almeida, que pelo que conheço (muito pouco) me parece ser uma pessoa bastante interessada pelo andebol, e saber o que diz quando se refere à modalidade, deixou-nos um comentário extremamente interessante, que vou passar a transpor algumas partes, que me parecem indicadas a todos os nossos atletas mas principalmente aos da formação, e aconselho a ler na integra o comentário que podem encontrar no último post do nosso blogue.
A ele o nosso muito obrigado pela sua participação, a estaremos sempre abertos a novas participações, não só do Jorge como de toda a gente que nos visitar!

Passo a citar:

"Se a equipa entrar com pensamento que podemos ganhar, a vitória pode acontecer. Caso entrem em campo a pensar que vão perder, mais vale nem ir ao jogo. Um jogo é um desafio, em que nós desafiamos as adversárias, dizendo-lhes que vamos ganhar. Se vocês pensam que não têm hipóteses, não estão lá a fazer nada!"


"Se vocês entrarem em todos os jogos com o espírito que podem ganhar, até pode acontecer que percam. Mas, nesse caso, perderam saindo de cabeça erguida, com a consciência que tudo fizeram para ganhar, e que obrigaram o adversário a aplicar-se a fundo."

"Quando o Paulo Dias convoca cada uma para os jogos (inclusive as juniores), é porque ele deseja que cada uma de vocês ajude a resolver cada jogo para as nossas cores! Não é, certamente, a contar que vocês mesmas ponham a responsabilidade de decidir os jogos na Soraia e na Diana (quando muito, também na Sara e na Marina). Todas as restantes (inclusive as juniores) têm de perceber que fazem parte dum colectivo, duma equipa, mas que, quando entram, é para cerrar os dentes, fechar os punhos, "uma por todas e todas por uma", "quantas são? quantas são?", e "vamos a isto que se faz tarde". Sem "mas". Sem "ses". Sem tremideiras. E tem de ser assim do principio ao fim, do 1º ao ultimo apito, do 1º ao ultimo jogo, seja contra quem for, seja onde for."

E agora uma palavra para todos os salgueiristas...

"Uma ultima palavra para o publico. O Salgueiros é, dos clubes que estão presentes na PO09, o clube com mais história, mesmo no andebol nacional (não esquecer que já foi campeão nacional de seniores masculinos). De certeza, é o clube que tem mais simpatizantes espalhados por esse país fora. No entanto, quer na época passada, quer nesta época, nunca vi nenhuma vez o pavilhão da Fontes Pereira de Melo cheio (ou perto disso). Onde está aquela massa associativa orgulhosa e fiel que seguia o Salgueiros para todo o lado? Onde está a "Alma Salgueirista"? Onde está a malta para apoiar a nossa equipa, e, caso seja preciso, pressionar o adversário? "

6 comentários:

Jorge Almeida disse...

Nunca foi minha intenção magoar alguém com o comentário que pus na mensagem dos resultados do fim-de-semana passado. Se fosse assim, mantinha-me calado.

Nunca falei acerca do conteúdo do meu anterior comentário com nenhuma das pessoas que mencionei nele (Gabi, Paulo Dias, José André, etc ...).

Ao identificar-me como irmão da Gabi, faço-o somente para que, mais rapidamente, associem a cara ao nome. No entanto, a opinião que expressei antes, como todas as que tenho expresso até agora nos diversos blogues em que tenho intervido, é da minha inteira responsabilidade, e de mais ninguém. Não façam sofrer a minha irmã por opiniões somente minhas!

Sempre a apoiei na vinda dela para a equipa do Salgueiros, e continuo a apoiar, ainda mais depois de constatar que se trata dum bom grupo de pessoas, e que a acolheram bem.

O que me preocupa na equipa é que eu vi no jogo contra o Alavarium em casa, em que me pareceu que a equipa desistiu de lutar pelo resultado aos 10 minutos da 2ª parte. Não sei se foi a realidade, mas que me pareceu, pareceu ... E, pelos comentários que fui ouvindo na bancada, quer de pessoas afectas ao Salgueiros, quer de pessoal que apoiava o Alavarium, muita gente pensava o mesmo ... Reforcei ainda mais a minha impressão quando revi a gravação do jogo que eu mesmo tinha gravado (essas gravações eu faço-as para dar ao Paulo Dias, para ele tirar as suas ilações). Essa não é a atitude que eu sempre admirei no Montiagra e, depois, no Salgueiros. A vossa atitude tem sido, sempre, a duma equipa vencedora, que luta sempre até ao fim.

(Continua na próxima mensagem)

Jorge Almeida disse...

(Continuação da mensagem anterior)

Outra razão para ter intervido agora é que, até ao fim do mês, a equipa vai receber a Juventude de Mar, e vai ao Colégio de Gaia.
Ambos os jogos são difíceis, mas ambos os jogos são para ganhar. Nenhuma das equipas é imbatível. E vejo, muito sinceramente, bastantes possibilidades de vocês lhes ganharem. Assim acreditem vocês mesmas nisso. Nenhum dos jogos é mais difícil que qualquer uma dos jogos que vocês ganharam em casa do Alavarium no ano passado, ou que o jogo que vocês ganharam em casa contra o Garrett na Taça do ano passado. E, parece-me a mim, temos melhor plantel este ano que no ano passado, pois, ao contrário do ano passado, este ano temos bastantes jogadoras no banco que, embora inexperientes, podem substituir bem as mais experientes do plantel. Em todos estes jogos, no ano passado, referi que o favorito era o Salgueiros. Cheguei a receber críticas a dizerem que estava maluco. No entanto, no final, quem tinha razão era eu ...

Volto a repetir: Parece-me que temos melhor plantel que no ano passado. E acrescento: Parece-me que, para as Juniores, está a ser uma experiência que muitas jogadoras na idade delas só sonham ... No entanto, a equipa é tanto melhor quanto mais jogadoras não tiverem medo das adversárias, chamem-se elas Colégio de Gaia, Juventude de Mar, ou Palmilheira, pois, quanto mais gente se disponibilizar para resolver as jogadas, menos a defesa se concentra em poucas, e mais difícil é de parar o ataque salgueirista. Não há que ter medo de nada nem de ninguém. Marta Loureiro? Quem é? Daniela Pereira? Quem é?
Digo isto para todas, mesmo as Juniores. Todas são boas atletas, todas têm capacidade de resolver jogadas e jogos. O que é preciso é acreditar sempre, em todos os jogos, e em todas as alturas de cada jogo. E assim, podemos ganhar a toda a gente que aparecer à nossa frente.
Se assim não for, se estivermos sempre à espera dos lampejos de génio que a dupla de laterais (Diana e Soraia) possa ter para resolver as jogadas em rasgos individuais, podemos ganhar a Palmilheira e a pouco mais ...

Jorge Almeida disse...

(Continuação da mensagem anterior)

Sei que a maior parte das jogadoras enfrenta imensas dificuldades na sua vida profissional (vida estudantil para as juniores), e sei perfeitamente o quanto isso impede de ter os melhores resultados desportivos. Mas essas dificuldades devem ser as mesmas a serem enfrentadas pelas equipas amadoras. Quando a bola começa a saltar, têm de se esquecer as dores, são 7 contra 7, e o jogo começa no apito inicial do árbitro e acaba na buzina do marcador electrónico. Se há alguém na equipa que, num dia, sente que não consegue ultrapassar, dentro do campo, os problemas que tem fora do campo, deve avisar o restante grupo.

Também me preocupa um comentário que vi num blogue de maior audiência sobre o andebol nacional (neste caso, ver comentários do Anónimo das 12/10/09 13:37 à mensagem de comentário à ultima jornada da PO09 postada no blogue Sete-Metros no dia 12-10-2009). Ao se referir às exibições de Marina, de Sara, e ao regresso de Soraia, continua assim: "E agora no próximo jogo já teremos Diana Pereira a jogar e aí sim, a equipa voltará a ter a garra a que foi acostumando os adeptos".

Ao ler aquele comentário por inteiro, pareceu-me que aquele texto tinha vindo de alguém de dentro da equipa. Daí ter decidido escrever o texto que escrevi antes. Se o texto que citei não partiu de ninguém do grupo, peço desculpa ... Mas, se partiu, só vinha a alinhar com o que me tinha parecido ver a partir dos 10 minutos da 2ª parte do jogo contra o Alavarium. A partir do próximo jogo é que a equipa voltará a ter a garra que foi acostumando os adeptos? Apetece perguntar: E nas jornadas anteriores, onde estava essa garra?

Também escrevi o que escrevi muito "sugestionado" pelo que escreveu o analista de Andebol Feminino do Sete-Metros em comentário aos resultados do fim-de-semana passado. Referiu-se às Seniores do Salgueiros como "equipa que estava na lama". Esse elemento é que não conhece a realidade com que as jogadoras do Salgueiros vivem no seu dia-a-dia. Mas. no entanto, se lerem o que ele escreveu em relação à vitória do Salgueiros no Académico, ele deixa transparecer que o Salgueiros, com os regressos de Soraia e Diana, parece uma Fénix renascida (não disse isto com estas palavras, mas o sentido é o mesmo). Em resumo, a imagem que o Salgueiros dava era a duma equipa que não acreditava nas suas potencialidades, e que, quando regressassem Diana e Soraia, aí "é que iam ver o verdadeiro Salgueiros".

Acusam-me de estar a pôr demasiada pressão em Marina, Sara, Soraia e Diana, e, ao mesmo tempo, a desconsiderar o resto da equipa, nunca foi essa a minha intenção. Até chamo a atenção que, quem as destacou, foi a autora de tal comentário no Sete-Metros. Isso até seria inqualificável da minha parte, pois, no resto da equipa (para além de raparigas que eu conheço só de vista, e, portanto, são merecedoras de todo o meu respeito), está a minha irmã, que, como todo o grupo, tem desenvolvido esforços tremendos para poder ir treinar à 6ª e jogar no fim-de-semana.

(Continua na próxima mensagem)

Jorge Almeida disse...

(Continuação da mensagem anterior)



A reflexão que aqui fiz, e volto a fazer, tinha-a feito logo em resposta a esse comentário, no mesmo blogue, mas duma maneira muito genérica, pois sempre me pareceu que aquele texto tinha sido escrito por alguma das Seniores do Salgueiros. Sempre me pareceu que este vosso blogue era a via mais acertada de fazer uma reflexão mais aprofundada, e que fosse lida somente pela comunidade salgueirista. Há vias e vias. Nunca iria pôr isto num blogue com a audiência de Banhadas Andebol, Andebol Mais, Sete-Metros, etc ...

A finalizar: O que eu disse acerca do publico é no sentido de convocar todos os adeptos do Salgueiros a aparecerem no Pavilhão para apoiarem a(s) equipa(s). Não só os jogadores das outras equipas do clube, mas os adeptos que se sentavam no velho Estádio Vidal Pinheiro para apoiar o Salgueiros. Onde está essa gente? É preciso ir lá buscá-los! Se repararem, todos os blogues têm referido uma boa afluência de publico aos jogos da Zona Norte da PO09. Eu próprio (e gravei para o Paulo Dias ver) jogos nos pavilhões do Almeida Garrett e da Juventude de Mar, que são 2 pavilhões que costumam estar às moscas, e têm, este ano, apresentado assistências acima de metade da capacidade. No entanto, acompanhando os jogos da época passada e desta época em casa, o jogo que teve mais espectadores na Fontes Pereira de Melo foi o desta época contra o Alavarium, e a maior parte da bancada era afecta ao Alavarium! Isso não joga com os pergaminhos do Salgueiros. Há que atrair gente ao pavilhão. Há que convidar os nossos conhecidos a aparecerem. Há que chamar os salgueiristas a aparecerem. Há que dizer ao pessoal que vai aparecendo que continue a aparecer. Há que publicitar os jogos do clube, pelo menos nos blogues nacionais de maior audiência (repetir o que foi feito no jogo da Taça do ano passado contra o Sports Madeira). E não podemos estar à espera que os dirigentes façam tudo (já muito fazem eles, coitados, a lutar contra a herança de problemas deixada por Linhares & Companhia). O Salgueiros é grande! As equipas do Salgueiros merecem ser apoiadas! As equipas adversárias merecem ser desportivamente pressionadas!

Jorge Almeida disse...

Espero que tenha passado toda a mensagem.

Escrevia ao correr da pena. Nem me preocupei em guardar o texto.

Peço ao administrador do blogue que apresente o texto na sua sequência, de modo a que o máximo de gente perceba esta minha reflexão.

Anónimo disse...

Assim sim.É muito diferente interpretar o texto que eu critiquei quando se sabe o que vem por trás.Não se pode assumir pelo pressuposto que as pessoas lêm os outros blogues porque nem eu nem algumas séniores o leram e por isso ficamos "tristes". Não percebi quando diz para não "descarregarmos" na Gabi!?!?Quem?O que?Porque? A Gabi é um anjo e nós gostamos muito dela.Por favor, somos séniores. Quanto ao comentário do 7metros não me acredito que tenha sido uma sénior a escrever, nós somos muito unidas e muito me surpreenderia se tivesse sido alguma de nós. Quanto ao regresso da Diana ALELUIA!!Já tinha saudades de a ter ao meu lado, nunca descurando as outras meninas que têm estado muito bem=)
Não vou mais falar sobre isto porque já passou o tempo.