ESTAMOS NO FACEBOOK

ESTAMOS NO FACEBOOK
CLICA E SEGUE TODAS AS NOVIDADES!

terça-feira, 13 de outubro de 2009

Resultados

Seniores Femininos
Académico F.C. 22-26 S.C.Salgueiros

Ficha de jogo

A primeira vitória do campeonato para a nossa equipa. Com o regresso e subida de forma de algumas jogadoras, foi visível uma maior fluidez no andebol da nossa equipa, e onde já se pode ver de regresso a atitude que tantas vitórias deu no passado à nossa equipa. Jogo sempre equilibrado mas a maior vontade em sair vencedor por partes das nossas atletas foi fundamental para atingir o resultado final, destaque para as 4 juniores que jogaram com muito à vontade nesta equipa. Para a semana o regresso, depois de 4 jogos de castigo de Diana Pereira, que vai assim aumentar o nível e as soluções da nossa equipa.

Juniores Masculinos
S.C.Salgueiros 21-34 C.P.Natação

Ficha de jogo

O segundo jogo, depois de uma derrota pesada na 1ª jornada, e foram ainda evidentes algumas limitações dos nossos atletas e a falta de entrusamento entre eles, no entanto a diferença em relação ao 1º jogo foi evidente, vendo-se a períodos momentos de qualidade andobolística. Uma equipa que encarna a verdadeira Alma Salgueirista, e que deixa em tudo em campo, só por isso dá gosto vê-los jogar.

Juvenis Masculinos
F.C.Gaia "B" 30-24 S.C.Salgueiros

Ficha de jogo

Se na equipa de juniores podemos falar em em verdadeira atitude, a nossa equipa de juvenis revelou demasiada apatia, começando o jogo relativamente bem equilibrando quase toda a primeira parte, no fim da qual permitiu que o adversário acançasse uma vantagem de 7 golos, que foi crucial para o desfecho do jogo. Há muito que melhorar em termos de atitude e vontade de vencer, porque já vimos que em termos de andebol, esta equipa tem muito para dar.

Iniciados Masculinos
S.C.Salgueiros 25-31 G.C.Tarouca

Uma derrota que podia ter sido bem diferente, não fossem erros demasiado infantis cometidos pelos nossos jogadores, a períodos conseguimos ver os nossos jogadores a praticar bom andebol, mas as deficiências na defesa foram evidentes, não conseguindo assim discutir o resultado no jogo e perdendo um jogo que estava bem ao alcance dos nossos atletas.

4 comentários:

Jorge Almeida disse...

O meu nome é Jorge Almeida, e sou irmão da Gabi (a Guarda-Redes mais velha das Seniores Femininas).

É a 1ª vez que escrevo nos comentários a este blogue, que me parece que cumpre bem a sua função.

Várias vezes tenho intervido nos blogues sobre andebol nacional com mais audiência na internet (Banhadas Andebol, Andebol Mais, Sete Metros, Andebol Feminino Portugal, Andebol em Portugal, etc ...), e muitas das vezes escrevendo sobre as seniores femininas do Salgueiros.

Já sou visitante assíduo deste blogue desde que a minha irmã entrou para o Salgueiros. Desta vez, venho aos comentários para referir que me parece que, na equipa das seniores femininas, quando a Soraia Durão falta, não é só a boa jogadora (que ela é, sem sombra de duvidas) que falta, mas falta, acima de tudo, a capitã, aquela jogadora que chama a equipa à razão.

Muitas vezes, nem é preciso que a Soraia esteja a jogar muito, basta só a sua presença equipada em campo, para, qual espantalho, afastar das mentes das companheiras os pensamentos derrotistas, e inspirar temor às adversárias.

Pode-se ver isso nas reacções que tenho observado nos comentários às mensagens desses blogues. São comuns referências tais como "uma equipa que estava na lama pode tornar-se um adversário temível" (mensagem ontem postada no http://www.sete-metros.blogspot.com/). Para além disso, vi comentários que me pareceram de jogadoras da equipa a escrever coisas do tipo "agora, com a Soraia e com a Diana, é que vão ver o verdadeiro Salgueiros".

Não pode ser assim! Quando o Paulo Dias convoca as jogadoras para jogar (inclusive as juniores), cada uma das convocadas para o jogo das seniores tem de meter na cabeça que aquele jogo é para ganhar, seja lá contra quem for, e seja lá quem vai estar ao nosso lado. É o mínimo que ele, o Vasco, o José André, os restantes dirigentes, o publico, e (arrisco a dizer) o vosso orgulho próprio, espera de vocês, jogadoras! Se a equipa entrar com pensamento que podemos ganhar, a vitória pode acontecer. Caso entrem em campo a pensar que vão perder, mais vale nem ir ao jogo. Um jogo é um desafio, em que nós desafiamos as adversárias, dizendo-lhes que vamos ganhar. Se vocês pensam que não têm hipóteses, não estão lá a fazer nada! (Continua na próxima mensagem)

Jorge Almeida disse...

Se vocês entrarem em todos os jogos com o espírito que podem ganhar, até pode acontecer que percam. Mas, nesse caso, perderam saindo de cabeça erguida, com a consciência que tudo fizeram para ganhar, e que obrigaram o adversário a aplicar-se a fundo. Caso isso aconteça é que podemos falar depois nas ausências de jogadoras. Para não falar que até nos arriscamos a ganhar bastantes desses jogos.

Quando o Paulo Dias convoca cada uma para os jogos (inclusive as juniores), é porque ele deseja que cada uma de vocês ajude a resolver cada jogo para as nossas cores! Não é, certamente, a contar que vocês mesmas ponham a responsabilidade de decidir os jogos na Soraia e na Diana (quando muito, também na Sara e na Marina). Todas as restantes (inclusive as juniores) têm de perceber que fazem parte dum colectivo, duma equipa, mas que, quando entram, é para cerrar os dentes, fechar os punhos, "uma por todas e todas por uma", "quantas são? quantas são?", e "vamos a isto que se faz tarde". Sem "mas". Sem "ses". Sem tremideiras. E tem de ser assim do principio ao fim, do 1º ao ultimo apito, do 1º ao ultimo jogo, seja contra quem for, seja onde for.

Certo que é mais fácil falar que fazer! Mas pensar e sonhar não pagam imposto (ainda!).

Uma ultima palavra para o publico. O Salgueiros é, dos clubes que estão presentes na PO09, o clube com mais história, mesmo no andebol nacional (não esquecer que já foi campeão nacional de seniores masculinos). De certeza, é o clube que tem mais simpatizantes espalhados por esse país fora. No entanto, quer na época passada, quer nesta época, nunca vi nenhuma vez o pavilhão da Fontes Pereira de Melo cheio (ou perto disso). Onde está aquela massa associativa orgulhosa e fiel que seguia o Salgueiros para todo o lado? Onde está a "Alma Salgueirista"? Onde está a malta para apoiar a nossa equipa, e, caso seja preciso, pressionar o adversário?

Anónimo disse...

O Salgueiros não é A Soraia, a Diana,a Marina e a Sara.O Salgueiros é a Soraia, a Diana,a Marina,a Sara,a Andreia, a Fátima,a Duda,a Angela, a Susana e a Gabi. Ninguém está à espera que seja uma a resolver.Pelo menos não a equipa e o que conheço dela e não é pouco.Ninguém está nos jogos para passear e como acontece com TODAS as atletas de todos os escalões TODAS passam por fases boas e fases menos boas o que não deixam de ser figuras importantes no jogo quer pelo seu desempenho,atitude ou quer mesmo para dar força às colegas de equipa. Acho que este comentário a que deram tanto destaque chega a ser um bocado ingrato para as restantes atletas,até mesmo para as júniores que tÊm feito um bom trabalho e têm substituído atletas que infelizmente não tinham podido jogar. O Sr.Jorge Almeida não vive com a realidade das séniores e não acompanha a nossa equipa ha tempo suficiente para saber com exactidão se o que diz é verdade.Para ele tem veracidade porque não conhece profundamente a nossa realidade.Antes do Salgueiros eramos o Montiagra e só o nome mudou porque a equipa é a mesma, com menos umas e mais umas poucas.Este comentário que vcs destacaram pode portanto pôr pressão nas 4 séniores que supostamente são a equipa e deixar as outras com uma mentalidade e atitude que não é o que se procura pra uma equipa.
Recuso-me a formular esse pensamento, nunca acusarei pressão porque me divirto com o que faço e sei que não posso controlar todas as variáveis implícitas num jogo a todos os níves, técnicos, ambientais e emocionais e recuso-me a dar mais importância ao destaque que deram a esse comentário. Não tenho nada contra o Sr.Jorge muito pelo contrário, tenho certeza que é um homem íntegro e cheio de boas intenções e que só quer ajudar. No entanto quem edita o blogue e se está por dentro da realidade da equipa sénior, se pensa assim...Então só tinha que guardar isso para ele ou transcrever as melhores e verdadeiramente mais importantes frases que eu transcrevo agora:"Se vocês entrarem em todos os jogos com o espírito que podem ganhar, até pode acontecer que percam. Mas, nesse caso, perderam saindo de cabeça erguida, com a consciência que tudo fizeram para ganhar"
Esta parece-me ser a mais relevante.O resto são nomes e prestígios que não concordo. Obrigada aos que têm vindo apoiar o salgueiros.O Salgueiros é a equipa e os adeptos em uníssono.
Tenho dito.
Obrigada.
E sim...eu assino.Andreia Filipe sem pressão alguma.

Anónimo disse...

aproveitando e fazendo ver todos os nossos atletas quer masculinos quer femininos que todos nós somos uma e só uma equipa, e se os masculinos não podem jogar pelos femininos podem fazer parte dessas equipas estando na bancada a apoiar, e vice-versa.

Eu pego nestas palavras só para fazer um observação , pois os atletas masculinos são presenças assíduas nos vários escalões do feminino , enquanto que as atletas femininas é raro porem os pés num jogo de qualquer escalão masculino ! portanto acho que essa ideia de equipa está um bocado errada , porque falar é fácil , cumprir é mais complicado !

Jorge Rodrigues !